quarta-feira, 21 de março de 2012

Land Art

Land Art é um trabalho  realizado em espaço aberto e em alguns casos bem longe da civilização onde ficam sujeitos a erosão e condições naturais do clima , refere-se  às criações artísticas que utilizam como suporte tema ou meio de  expressão o espaço exterior .Constitui uma manifestação interventiva na paisagem, em grandes espaços naturais, que se pode apresentar de maneiras muito variadas. São obras onde os artistas se fundem com a natureza, onde o humano e o natural se misturam em conseqüência da maior apreciação do ambiente ao nosso redor como ferramenta a própria natureza, a própria paisagem se torna a moldura para a arte, e a arte a moldura da paisagem.
 

terça-feira, 20 de março de 2012

A land art é um tipo de arte contemporânea que promove uma integração entre o ambiente e a obra de arte em si, fazendo com que o espaço faça parte da obra.
Surgiu no final da década de 60 e foi uma forma de protesto ao sentido comercial e mercantilista atribuído as obras daquela época. Busca promover a ecologia e a natureza e é uma arte que não pode ser visualizada em museus ou galerias, e os locais procurados pelos artistas para a criação das obras geralmente são inacessíveis ao público, tornando-se possível a representação apenas através de fotos ou vídeos.
Os elementos naturais tornam-se parte integrante da obra de arte e após um tempo a própria natureza a destrói.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Land Art

A expressão Land Art refere-se a artes que utilizam como suporte o espaço exterior. A partir da década de 60 torna-se evidente a procura de elementos naturais por alguns artistas para fazer arte, inicialmente, americanos. Esses artistas recusam o meio comercial e mercantilista, já que a obra e feita no espaço utilizado, portanto não pode ser vendidas. As obras são destruídas meio rapidamente devido a ação do tempo e de agentes naturais.
A obra é feita através de elementos da natureza como: pedras, folhas, flores e até fenômenos como: chuva, raios, sol, céu nublado, etc...
A Land Art apresenta duas tendências:
1-Mais delicada, entende o meio natural com experimentação com grande liberdade de ação que foi protagonizada pelo holandês Marinus Bozem  e pelos ingleses Barry Flannagan e Richard Long que realizaram trabalhos com folhas e pedras, colocados na paisagem onde pretendiam colocar em paralelos diferentes formas naturais.

2- Centrada no Estados Unidos, mais radical e espetacular. Uma das experiências é a de Robert Smithson em 1970 conhecida como “Espiral”, construída com terra e pedra sobre a água, numa extensão superior a  quatrocentos metros, posteriormente destruída pela água.


terça-feira, 13 de março de 2012

Land Art

O que é? Land Art é o tipo de arte em que a natureza é trabalhado a se integrar com a obra. É um tipo de arte que não é possível  expor em museus ou galerias ( a não ser por meio de fotográfias)
A mais conhecida obra de Land Art é a Plataforma Espiral (Spiral Jetty) construida no Grande Lago Salgado em Utah nos EUA.  (imagem ao lado.)

Mais sobre nós...

Quem somos? Um grupo de estudantes da escola Sesi Alvimar Carneiro de Rezende em busca de conhecimento e novidades. Decidimos criar o blog através de uma ideia proposta durante a aula de Artes. O objetivo do blog é transmitir ao leitor o nosso conhecimento sobre a Land Art que é uma arte em que o terreno natural se integra à obra. 
Nós somos: Gabriela, Mariana, Michele,Pietra,Tatiane e Quetsia,seis garotas querendo divulgar à nossos leitores mais sobre a Land Art . Queremos compartilhar tudo com vocês sobre o que sabemos sobre a Land Art.
Esperamos que vocês gostem!